quarta-feira, 29 de agosto de 2007

“Pérolas” falsas ou verdadeiras?

Publicado no livro organizado por Valéria Amorim Arantes para a Summus Editorial/SP, intitulado: HUMOR E ALEGRIA NA ESCOLA, em 2006.
• “Pérolas” falsas ou verdadeiras?

• Como distingui-las, quando o assunto é a inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns?

• Marque verdadeiro ou falso e descubra se você é ou não um (a) professor (a) inclusivo (a).

• Não seja mais um (a) excluído (a ) da escola!

• 1-As escolas especiais vão acabar, se até os alunos com deficiência grave forem incluídos nas escolas comuns.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 2-Sem uma preparação anterior e sem conhecimento de como se ensinam os alunos com diferentes tipos de deficiência: mental, física, auditiva etc. a professora de escola comum não poderá aceitar esses alunos em suas salas de aula.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 3-Os currículos adaptados não são indicados para alunos com deficiência, incluídos em turmas comuns de ensino fundamental.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 4- Alunos com grandes comprometimentos: físicos, mentais, surdos profundos e outros não podem ser incluídos em escolas comuns de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 5- O ensino especial é garantia da inclusão escolar de alunos com deficiência.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 6- A escola especial não tem como fim substituir o ensino que é ministrado nas escolas comuns.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 7- A inclusão escolar não implica um ensino diversificado para alguns, como, por exemplo, os alunos com deficiência.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 8- A escola que não se sentir preparada pode se negar a receber determinados alunos que tenham uma deficiência.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 9- O professor deve reconhecer e valorizar diferentes níveis de compreensão nas respostas de seus alunos (com e sem deficiência) a uma mesma pergunta.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )

• 10- Não é porque o professor ensinou que o aluno deve, automaticamente, aprender. Os alunos com deficiência aprendem como os demais colegas, construindo ativamente o conhecimento.

• Verdadeiro ( ) Falso ( )


RESPOSTAS

• 1 -Falso – porque as escolas especiais têm a função de complementar (não substituir) o ensino de pessoas com deficiência, incluídas nas escolas comuns, por meio do atendimento educacional especializado. Esse atendimento é diferente do ensino escolar e deverá ser oferecido, preferencialmente, nas escolas comuns. Mas nada contra de ele ser também oferecido em escolas especiais.


• 2-Falso – porque os professores comuns não são responsáveis pelo ensino de conteúdos especializados para cada tipo de deficiência (código Braille, orientação e mobilidade, uso de tecnologia assistiva, ensino de LIBRAS e de Português , como 2ª língua dos surdos etc), que são da competência dos professores do ensino especial. Aos professores do ensino regular compete apenas o ensino dos conteúdos curriculares. Os alunos com e sem deficiência aprendem todos juntos esses conteúdos, quando as práticas escolares não são excludentes.

• 3-Verdadeiro – porque em uma escola inclusiva, não se discriminam os alunos com deficiência; oferecendo-lhes atividades facilitadas, que têm objetivos limitados e que são diferentes das oferecidas aos seus colegas. As atividades devem ser diversificadas para que todos os alunos possam escolhê-las e realizá-las, livremente.

• 4-Falso – porque pela Constituição de 1988 todos os brasileiros, incondicionalmente, têm direito à educação, dos 7 a 14 anos, faixa etária em que o ensino escolar é obrigatório. Não há nada que impeça esses alunos de freqüentarem as escolas comuns, em todas as etapas do ensino básico e no ensino de nível superior. Todos nós aprendemos com a experiência da diferença nas escolas!

• 5-Verdadeiro – porque a nossa Constituição, que garante o ensino regular a todos os brasileiros, também assegura aos alunos com deficiência o atendimento educacional especializado. Esse atendimento é complementar e diferente do que é ensinado nas salas de aula comuns e oferecido por professores do ensino especial - uma modalidade que não substitui ensino regular.

• 6-Verdadeiro – insistimos nessa situação, porque precisamos ter muito claro que as escolas especiais não devem continuar ministrando ensino escolar especializado, como acontece, habitualmente. Elas devem se dedicar à prestação do atendimento educacional especializado.

• 7-Verdadeiro –porque em uma escola inclusiva o professor não diversifica o ensino, mas as atividades que propõe a todos os alunos, com e sem deficiência.

• 8-Falso -porque pela nossa Constituição não se pode negar ou fazer cessar matrícula escolar de qualquer aluno, especialmente quando o motivo é a deficiência.

• 9- Verdadeiro – porque, ao contrário do que a maioria dos professores pensa, ensinar é um ato coletivo e aprender é um ato individual e intransferível. Com isso queremos dizer que não se pode exigir que todos aprendam um dado conhecimento, igualmente, e pelos mesmos caminhos. As respostas diferentes dos alunos refletem esses caminhos do saber que são singulares, próprios de cada um de nós e que, portanto, devem ser reconhecidos e valorizados.

• 10-Verdadeiro –porque ensinar é disponibilizar o conhecimento da melhor maneira possível, para que os alunos aprendam e tenham garantido o seu “lugar de saber” na escola, conquistado com esforço próprio, interesse e desejo de conhecer cada vez mais!

RESULTADOS

• De 7 a 10 pontos

• PRIMEIRA CHAMADA

• Parabéns! Você, certamente, procura estar em dia com seus conhecimentos educacionais e é um (a) profissional que se empenha no sentido de colocar em prática o que aprende de novo, vencendo os desafios escolares, entre os quais a inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns. Continue assim e contagie os colegas com seu sucesso!

• De 4 a 6 pontos

• LISTA DE ESPERA

• Procure dedicar-se mais a esse estudo, lendo, pesquisando, participando de encontros de professores, fóruns de educação inclusiva, Conselhos de pessoas com deficiência de sua cidade etc. Você não deve ficar à margem do que está acontecendo de novo, pois pode perder o trem do futuro. Não fique mais nessa lista, pois nem sempre estará garantido o seu lugar na escola inclusiva.

REPROVAÇÃO !!!!!

• Procure ler mais, informar-se sobre os direitos das pessoas com deficiência à educação. O professor tem obrigação de conhecer o assunto.

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