quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Plano da disciplina EP 153 - Metodologia do Ensino Fundamental

Prezados alunos/as

Segue o plano da nossa disciplina, que eu achava que não caberia no nosso espacinho virtual!

Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia

EP 153 – Metodologia do Ensino Fundamental

Profa. Maria Teresa Eglér Mantoan
LEPED/Unicamp – http://fae.unicamp.br/leped

e-mail :tmantoan@unicamp.br

2º semestre de 2007

Plano de Curso

Ementa: O curso tratará de aspectos teóricos e de práticas escolares do Ensino Fundamental, na perspectiva de uma escola para todos - ensino inclusivo. Abordaremos as inovações educacionais que subjazem a essas práticas e que afetam a organização administrativa e pedagógica das escolas.

Objetivos

Discutir essa etapa da educação básica e o acesso de todos os alunos à escola, a partir de:

- políticas educacionais e legislação;
- o conceito de inclusão;
- transformação de sistemas educacionais
- experiências de ressignificação e novas direções das práticas de educação escolar ;
- identidade profissional do professor e dos especialistas;
- o aluno na perspectiva inclusiva
- aprimoramento profissional dos professores

Conteúdos

Redimensionamento da organização escolar e das práticas de Ensino Fundamental, para atender às novas propostas de uma escola para todos.

Escolas abertas às diferenças – o que são? Por quê? Como fazer inclusão escolar?

A formação de professores no contexto das inovações escolares que adotam princípios inclusivos.

Atividades

Aulas presenciais e virtuais, chats, fórum de discussão, seminários; resenhas de livros, artigos; trabalhos em grupo.

Avaliação

Constará da participação nos trabalhos acima descritos e de uma auto-avaliação do desempenho dos alunos em todas as atividades do curso.

Bibliografia

ALVES, N. e LEITE GARCIA, R. (orgs.) (1999).O sentido da escola. Rio de Janeiro/RJ: D P& A.

AQUINO, J. (org) (1998). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial.

ARENDT, Hanna. (1992). Entre o passado e o futuro. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva.

BARBOSA MOREIRA, A.F. (org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas, Sp: Papirus, 1999.

BRANDÃO, Z. (org.) (1994). A crise dos paradigmas e a educação. 3ª edição, São Paulo: Cortez.

DUBY, Georges (1999). Ano 1000, ano 2000:na pista de nossos medos. Trad. Eugênio M. da Silva, Maria Regina B. Osório. São Paulo: UNESP/ Imprensa Oficial do Estado – (Prismas).

ELIAS, Marisa del Cioppo.(1997). Célèstin Freinet: uma pedagogia de atividade e cooperação. Petrópolis: Vozes.

ESTEBAN, Maria Teresa (org.) (2001). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A

FERREIRA, Gláucia de Mello (org).( 2003). Palavra de Professor (a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet.Campinas:Mercado das LetrasEdições e Livraria LTDA.

FREINET, Celéstin.(1961) Méthode Naturelle de lecture. Bibliothéque de l´École Moderne. Cannes: Imprimerie CEL Freinet.

FREINET Céléstin.(1977). A leitura pela imprensa na escola. Lisboa: Distribuidora Nacional de Livros.

IMBERNÓN, F. (org.).(2000). A Educação no Século XXI – os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed.

LARROSA, J. e PÉREZ de LARA, N. (orgs.) (1998). Imagens do outro; tradução de Celso Márcio Teixeira. Petrópolis/RJ: Vozes.

LARROSSA, J., SKLIAR, C. (orgs.) (2001). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica.

MANTOAN, M. T. E. (1997) Ser ou estar, eis a questão. Compreendendo o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA Editores.

MANTOAN, M. T. E. (1998). Integração/Inclusão – escola (de qualidade) para todos. Pátio – revista pedagógica 2,(5), 48-51

MANTOAN, M. T. E. (2000).Ensinando a turma toda – as diferenças na escola. Pátio – revista pedagógica – ARTMED/ Porto Alegre RS, Ano V, nº 20, Fev/Abr/2002, pp.18-

MANTOAN, M. T. E. (1998).Todas as crianças são bem-vindas à escola. Apostila. Faculdade de Educação/ Unicamp – Campinas/SP.

MANTOAN, M. T. E. (2000).Não há mal que sempre dure Apostila. Faculdade de Educação/ Unicamp – Campinas/SP.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.), (2002). Caminhos pedagógicos da inclusão. São Paulo: Memnon - edições científicas.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér, (2003). Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer”? São Paulo: Editora Moderna.

MORIN, Edgar. (2001). A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

NAJMANOVICH, Denise (2001). O sujeito encarnado - questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: D P& A: SEPE

OLIVEIRA, I.B. de (org.) (1999). A democracia no cotidiano da escola.
Rio de Janeiro: DP&A SEPE

RANCIÈRE, J. (2002). O mestre ignorante. Cinco estudos sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica.

SAMPAIO , Rosa Maria Whitaker Ferreira.( 989). Freinet: evolução histórica e atualidades.São Paulo: Editora Scipione.

SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Tomás Tadeu da (org.).(2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes.

STAIMBACK, S. e STAIMBACK, W. (orgs.) (1999). Inclusão, um guia para professores. Porto Alegre: Artes Médicas.

TRINDADE, A.L., SANTOS, R.dos.(orgs.) (2000). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 2ªed. – Rio de Janeiro: DP&A.

WERNECK, C. (1999).Quem cabe no seu todos? Rio de Janeiro: WVA Editores,

Outras fontes:

· filmes;
· trabalhos não publicados e apresentados em congressos, simpósios encontros ( anais);
· livros de autoria de sociedades, associações, entidades públicas e similares;
· artigos em jornais e de revistas especializadas ou não especializadas, entrevistas;
· documentos oficiais: federais, estaduais e municipais;
· pareceres, deliberações;leis, cartilhas sobre direitos humanos
· materiais não impressos: filmes, fitas cassete;
· apostilas e outros.


Profa. Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan

Campinas, em agosto de 2007

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