segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Para refletir sobre identidade e diferenças

Caros alunos,

Segue um trecho que escolhi para que vocês comentem entre si , com base nos textos que leram e resenharam para esta semana. Foi retirado de um texto de José Luis Pardo e se intitula El sujeto inevitable, citado por Manuel Cruz , no livro Tiempo de subjetividad.Barcelona, Paidós, 1996.

Respeitar a diferença não pode significar "deixar que o outro seja como eu sou" ou " deixar que o outro seja diferente de mim, tal como eu sou diferente (do outro), mas deixar que o outro seja como eu "não sou", deixar que ele seja esse outro que "não pode" ser eu, que eu não posso ser, que não pode ser um (outro) eu; significa deixar que o outro seja diferente, deixar que essa diferença não seja , em absoluto, diferença entre duas identidades, mas diferença "da" identidade; deixar ser uma "outridade" que não é "outra em relação a mim" [...] mas que é absolutamente diferente, sem relação alguma com a identidade ou com a mesmidade ( Pardo, 1996, p.154)

Procurem relacioná-lo com a situação dos alunos excluídos pelas escolas,

Bom trabalho!
Profa. Maria Teresa

3 comentários:

Paula Ourique disse...

Respeitar a diferença, pois não há igualdade sem considerar a diferença. A igualdade é inventada, posso encontrá-la em qualquer lugar, é só procurar as semelhanças e compará-las, achar a igualdade na diferença.
Deixar que o outro seja diferente, sem deixar que esta diferença que nos difere se tornar um ponto de preconceito ou de exclusão.

Leila Munhoz disse...

Pierucci fala bastante sobre o "direito as diferenças", até com certo receio. Pardo neste trecho também fala sobre isto, da importância do "respeito a diferença", uma nova visão do outro, perceber que todos temos nossas particularidades e não devemos querer que o outro seja como nós, casa um é um ser único e temos que ter a liberdade e respeito por sermos assim. Temos uma identidade, somos seres humano, mas cada um tem suas diferenças dentro de sua própria identidade que é construída a todo momento, a cada contato e a cada aprendizado.

ana cláudia disse...

O respeito à diferença, de que fala o exerto é não estabelecer comparação entre identidades. Assumir a diferença passa por não existir relação alguma, de vantagem ou desvantagem entre os sujeitos. Na escola esta questão se coloca fortemente, tanto no sistema de ensino, que é todo baseado em comparações quanto, talvez principalmente, na posição do professor. Este não deve ver o outro como diferente a partir de si mesmo, pois os alunos não são em relação ao professor, eles são e cabe ao professor enxergá-los como uma "outridade", absolutamente diferentes.