segunda-feira, 26 de novembro de 2007

VISITA AO MUSEU

Gente, aqui vão os nomes que tenho na lista, se mais alguém se interessar POR FAVOR entre em contato comigo o mais rápido possível: carol@nipec.com.br ou (19)92108861, ok? Gostaria de pedir que algumas pessoas levassem tesoura e revistas velhas no dia, se possível!
Aguardo voces 14:00h ou até antes disso!

Aline Martins Serra
Aline Archângelo
Aline Pereira
Ana Flávia
Ana Cláudia
Camila Barbosa
Caroline Selenza
Daniela Monteiro
Gisele Bosqueiro
Juliana Scabello
Kietrin de Jesus
Leila Munhoz
Augusto (namorado leila)
Luna Pena
Luis Fernando
Marcella Diniz Moura
Marjory Silva
Mariana Torres
Mariana Martines
Mariana Pires
Paula Ourique
Paula Prado
Renata Simonetti
Renata Rossini
Thais Lago
Vanessa Oliveira
Vanessa Crecci

Se certifiquem..

Grande Beijo

Carol Castro

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Auto-avaliação - Roteiro

Olá, turma da EP 153

Estou encami nhando um roteiro de auto-avaliação para que vocês possam analisar o desempenho que tiveram nesta disciplina. Sugiro que ele não seja respondido pontualmente, mas que cada um escreva um texto orientado pelos tópicos do roteiro. O número de páginas da auto-avaliação não deverá exceder a 5 laudas em Times New Roman, espaço 1 1/5.Não se esqueçam de colocar o RA e a nota.
No dia 05 de dezembro, nosso último dia de aula, as auto-avaliações deverão ser entregues. Nesse dia vamos fazer uma avaliação da disciplina como um todo e uma atividade de finalização dos nossos trabalhos, neste semestre. Portanto, espero que ninguém falte ou chegue atrasado no dia 05/12.

Muito obrigada,
Profa. Maria Teresa
SEGUE O ROTEIRO:

Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Faculdade de Educação
Curso de Graduação em Pedagogia

Disciplina – EP 153
Profª Maria Teresa E. Mantoan
2º semestre de 2007

AUTO-AVALIAÇÂO

Prezado aluno (a),

Leia com atenção os tópicos deste roteiro e responda a cada um deles com toda sinceridade.
No final, atribua uma nota de 0,0 a 10,0 ao seu desempenho nesta disciplina.

Entregue a auto-avaliação na nossa última aula.Se você for um aluno (a) regular, não se esqueça de levar esta avaliação para a entrevista( se esta for combinada entre a professora e a turma).

Sugiro que esses tópicos sejam respondidos em um texto corrido de no máximo 5 laudas – Times New Roman, espaço 1 1/5.

O aluno(a) ouvinte poderá, se for do seu interesse,responder e entregar esta auto-avaliação pelo meu email tmantoan@unicamp.br, ou pessoalmente,na última aula da disciplina.


1-Assiduidade.

2-Pontualidade.

3-Participação ativa do aluno (a) nas discussões em sala de aula e demais atividades (presenciais e virtuais) oferecidas pelo curso. Comente.



4-Participação do aluno (a) na elaboração e apresentação do seminário. Descreva e comente.



5-Leituras e resenhas. Comente o impacto dos textos no entendimento do tema do curso.



6-Textos estudados:

- contribuíram para o seu crescimento pessoal, acadêmico e profissional?


- possibilitaram avanços no estudo do problema de sua pesquisa ( TCC, Iniciação Científica etc)? Sim? Não? Por quê?


7-Quais os textos de que você mais gostou? Por quê?


8-Participação da turma nas discussões em sala de aula, (atividades presenciais e virtuais).Comente.



9-Participação dos membros do grupo de estudos do qual você fez parte na elaboração e apresentação dos seminários e demais atividades propostas pelo curso.



10-Dinâmica de trabalho da professora.



11-Sugestões para o próximo curso:

novos conteúdos:



- bibliografia:



- outras atividades:



- processos de ensino diferentes:



- outras:



12-Observações gerais sobre o trabalho desenvolvido pelo curso: seus pontos altos, suas limitações, deficiências...




Nota de aproveitamento do aluno: ( ).

_________________________________________________________
Assinatura do aluno(a) (Não deixe de colocar o seu RA ou citar que é aluno(a) ouvinte)

Local e data_____________________________________________



Obrigada por esta análise e por suas contribuições e até uma próxima vez.

Profa. Maria Teresa

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

RESENHAS PARA PUBLICAÇÃO

O pessoal que cursou a disciplina EP152 - Didática e Teoria Pedagógica semestre passado com a prof. Maria Teresa e quiser publicar a resenha na revista eletrônica da faculdade de Educação, deve fazer as alterações sugeridas pela professora e entregar até dia 28/11. Caso não consiga fazer todas as mudanças, ela vai aceitar em dezembro por e-mail.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PAD não estará presente hoje - 14/11

Pessoal,

Hoje não poderei estar presente à aula!

Então, se alguém tiver dúvidas com relação às faltas/ presenças da nossa disciplina, entre em contato comigo!

camilabarbosapad@gmail.com


Sem mais, Camila.

sábado, 10 de novembro de 2007

Visita ao Museu do Diálogo no Escuro

Olá gente, tudo bom? Como a professora já adiantou dia 28 estamos agendando uma visita ao museu, mas para isso gostaria de passar algumas informações:
O museu fica no Shopping Galleria (sei que tem um onibus que sai do terminal de barão com destino para sousas que passa por esse shopping, acredito que seja o 3.00, para quem precisar procuro saber sobre outros onibus), nós iremos realizar o tour curto, seu custo é de 12 reais (pagar na hora e levar carterinha de estudante). Para que nós possamos ter um melhor aproveitamento do passeio antes da real visita ao museu nos reuniremos em uma sala para que a Prof. possa conversar um pouco com a gente, por isso pediria que todos chegassem as 14:00h em ponto! E mais um detalhe... Passei uma lista na aula do dia 07/11 para saber sobre os interessados, mas muitos estavam ausentes portanto quem esta interessado em ir ou comente essa postagem ou me procure o mais rápido possível para que eu possa agendar o numero correto de pessoas ok? Isso é muito importante! Obrigada meninas, espero que de tudo certo para a nossa ida e PARABÉNS a professora pelo seu aniversário ontem! Boa semana a todas, beijos

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

ENCERRAMENTO DO CURSO - 05/12

Pessoal,

O encerramento do curso será no dia 05/12/07!

Neste dia, haverá a avaliação da disciplina e a entrega da auto-avaliação!

Camila (pad).

sábado, 3 de novembro de 2007

Sobre meu passeio no escuro!

Oi, oi, turma! Tudo bem?

Ontem à tarde a Carol me proporcionou um passeio maravilhoso e surpreendente, no Museu Diálogo no Escuro.

Trata-se de uma experiência imperdível, muito importante para os que, como nós, estamos adentrando no entendimento das diferenças.

Está tudo acertado para o dia 28/11, no horário de nossa aula.

Bom final de semana , leiam os textos e as Invariantes Pedagógicas do Freinet ...e até 4a. feira.

Maria Teresa

Invariantes Pedagógicas - Freinet

Olá, turma, tudo bem?

Estou encaminhando as Invariantes Pedagógicas de Célestin Freinet, para que possamos trabalhar com elas na próxima aula. Leiam e conheçam mais sobre a Pedagogia Freinet.
Façam um teste!

As Invariantes Pedagógicas de Freinet

Por acreditar na força de transformação que está embutida na educação e temendo que seus instrumentos se tornassem apenas métodos de ensino, Freinet propôs as Invariantes Pedagógicas.
Essas invariantes pedagógicas são princípios, atitudes que o professor deve tomar para nortear seu trabalho, enquanto educador. Como o próprio nome diz, as invariantes não mudam, ou seja, ocorrem sempre, independentemente das circunstâncias. A criança é criança tanto aqui como na Europa!

As invariantes são testes que o professor faz ao seu trabalho para verificar sua qualidade pedagógica e servem como um parâmetro para o professor que, por meio delas, tem a possibilidade de autoavaliar sua prática a todo momento.
Nas palavras de Sampaio (1989)

[...] Freinet percebeu que somente a transmissão de conselhos técnicos corria o risco de ser insuficiente, se estes não fossem acompanhados de instruções mais exatas [...]. Ele queria, assim, estabelecer uma nova gama de valores escolares, numa busca da verdade, que deveria ser feita `a luz da experiência e do bom-senso.
Para cada invariante ( princípio que não varia seja qual for o povo que o aplica) Freinet apresentou um teste para ser respondido pelo professor [...]
A semelhança do código de trânsito, Freinet fez com as cores verde, vermelha e amarela um código pedagógico que permite ao professor construir gráficos para uma melhor compreensão de sua atuação como educador. (p. 80)

As invariantes foram organizadas por Freinet (1964) em três grupos:
A natureza da criança;
As reações da criança e
As técnicas educativas.

Sobre A natureza da criança, Freinet escreveu:

Invariante no. 1: a criança e o adulto tem a mesma natureza
“A criança é como uma árvore que ainda não tendo terminado seu crescimento, se nutre, cresce e se defende exatamente como a árvore adulta”.

Sinal verde: Você tem se esforçado para aceitar esta invariante.
Sinal amarelo: Você reconhece esta invariante, mas fica hesitamte em colocá-la em prática.
Sinal vermelho: no seu comportamento, você considera e age como se a criança tivesse natureza diferente da sua.

Invariante no. 2: ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com os olhos de pedagogos e chefes, mas com os olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional.

Sinal verde: Você se coloca numa carteira igual à dos alunos e age no meio deles, assumindo todas as conseqüências pedagógicas que esse gesto pode causar.
Sinal amarelo: Você suprime a disposição tradicional da classe que o destaca perante os alunos.
Sinal vermelho: Você deixa as carteiras dos alunos e a sua mesa nas posições tradicionais.

Invariante no. 3: O comportamento escolar de uma criança depende de seu estado fisiológico e orgânico, de toda sua constituição.
“Em face às deficiências de comportamento que possa observar, consulte as crianças para saber se não existirão motivos de saúde, de equilíbrio, de dificuldades ambientais que seria necessário examinar em primeiro lugar.

Sinal verde: Você tem conseguido descobrir razões sociais ou psicológicas para o comportamento perturbado de algumas crianças.
Sinal amarelo: Você se interessa, mas não tem conseguido descobrir essas razões.
Sinal vermelho: Você não leva em conta as dificuldades individuais de seus alunos.

Quanto às reações das crianças, Freinet afirmou:

Invariante no. 4:A criança e o adulto não gostam de imposições autoritárias.
“É que pretende a nossa pedagogia, passando ao máximo a palavra à criança, proporcionando-lhe, individual e cooperativamente, uma iniciativa máxima no âmbito da comunidade, esforçando-se mais em prepará-la que em dirigi-la.”

Sinal verde: Você estabelece em sala de aula uma pedagogia sem imposições autoritárias.
Sinal amarelo: Você procura uma solução intermediária, com alguma autoridade, mas com uma tentativa de liberação.
Sinal vermelho: Você mantém uma postura autoritária.

Invariante no. 5: A criança e o adulto não gostam de uma disciplina rígida, quando isso significa obedecer passivamente a uma ordem externa.
“Existe uma certa disciplina necessária para a convivência dos grupos mais ou menos bem organizados. As crianças compreendem-na, aceitam-na, praticam-na, organizam-na; elas próprias sentem essa necessidade. É esta disciplina que devemos procurar”.

Sinal verde: Você suprime a autoridade que exige silêncio absoluto, atitudes rígidas, braços cruzados, substituindo isso por uma autodisciplina do trabalho.
Sinal amarelo: Você faz tentativas de disciplinar seus alunos, usando para isso um mínimo de ordens exteriores.
Sinal vermelho: Através de atitudes rígidas, você mantém sua autoridade.

Invariante no.6: Toda atividade coerciva é paralisante. Ninguém gosta de agir por coerção.
“A criança conformar-se-á seguidamente a se disciplinar. Há aqueles que não aceitam esta autoridade brutal, esses serão os insubmissos, os agitadores, os inadaptados, com todas as complicações individuais que isso implica”.

Sinal verde: Você as abstém de qualquer ordem estreitamente autoritária. Você encontra outras formas que conduzem a um trabalho voluntário.
Sinal amarelo: Você reduz paulatinamente as ordens e atitudes autoritárias, suprindo a disciplina rígida.
Sinal vermelho: Mesmo atenuando sua autoridade, você mantém sua atitude habitual de disciplina e trabalhos obrigatórios.

Invariante no.7: Todos gostam de escolher seu próprio trabalho, mesmo que a escolha não seja a mais vantajosa .
“Dai às crianças a liberdade de escolher o seu próprio trabalho, de decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará”.

Sinal verde: Você organiza e estabelece várias técnicas para que a criança possa escolher seu próprio trabalho.
Sinal amarelo: Você experimenta deixar que o aluno decida o trabalho a fazer, pelo menos nas atividades principais.
Sinal vermelho: Você não consulta a criança e decide quais os trabalhos que devem ser realizados.

Invariante no.8: Ninguém gosta de trabalhar sem objetivos, se sujeitando à rotina.
“Se uma criança pedala uma bicicleta que está assentada num suporte, depressa se cansará; e, no entanto, iria até o fim do mundo se a bicicleta deslizasse suavemente”.

Sinal verde: Você considera válida qualquer atividade escolar que encontre sua razão de ser no comportamento do indivíduo e em seu próprio meio.
Sinal amarelo: você utiliza artifícios para desenvolver atividades que dão a ilusão de liberdade e motivação.
Sinal vermelho: Você impõe trabalhos e deveres escolásticos.

Invariante no.9 : É fundamental a motivação para o trabalho.
“Não procure a novidade: a mecânica mais aperfeiçoada satura se não serve as necessidades profundas do indivíduo. No conjunto sempre crescente das atividades que lhe são oferecidas escolha primeiramente as que iluminam a sua vida, as que dão sede de crescimento e de conhecimentos, as que fazem brilhar o sol”.

Sinal verde: Você promove atividades motivadoras que levam os alunos a se entregarem totalmente a um trabalho.
Sinal amarelo: Através de atividades mistas, você procura dar ao trabalho um novo espírito.
Sinal vermelho: Você só apresenta trabalhos dentro da rotina tradicional.

Invariante no.10: É preciso abolir a escolástica.
“A escolástica é uma regra de trabalho e de vida própria da escola e que não é válida fora desta, sendo incapaz de proporcionar a preparação necessária para enfrentar as diversas circunstâncias da vida.
Propomos um meio simples para detectar a escolástica:
Se você quer saber em que medida uma forma de trabalho é escolástica e se, portanto lhe deve ser aplicado um sinal amarelo ou vermelho, faça as seguintes perguntas:
- Se me obrigassem a fazer este trabalho, eu o faria de bom grado eficientemente?
- Se estivesse no lugar do aluno, eu trabalharia com mais entusiasmo e aplicação?
- Se eu deixasse as portas da sala abertas, com liberdade total para saírem quando desejassem, as crianças continuariam no seu trabalho ou se evadiriam para outras atividades?”

Sinal verde: Você proporciona trabalhos que, juntamente com os alunos, realiza até mesmo no recreio, fora dos horários regulares, com interesse e sem perceber o tempo passar.
Sinal amarelo: Conscientemente, você propõe trabalhos típicos da Escola Moderna, mas ainda influenciados pela escolástica devido às condições da escola e do próprio meio.
Sinal vermelho: Você aplica trabalhos escolásticos tradicionais.

Invariante no.10 (a): Todos querem ser bem sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo.
“Faça sempre com que as suas crianças alcancem o êxito. O tom do ensino será de súbito notavelmente reabilitado.
No entanto, dirão os pais e educadores, não se pode dar uma boa nota a um trabalho insuficiente ou felicitar um aluno que não cuida bem dos cadernos.
É verdade, mas podemos praticar uma pedagogia que permita às crianças serem bem-sucedidas, apresentaram trabalhos feitos com amor...”

Sinal verde: Você pratica a ‘pedagogia do êxito’.
Sinal amarelo: Você se esforça para evitar o fracasso.
Sinal vermelho: Você é partidário da ‘pedagogia do fracasso’.

Invariante no.10 (b): Não é o jogo que é natural da criança, natural é o trabalho.
“Vamos contra a corrente da Psicologia e da Pedagogia contemporânea afirmando esta invariante da primazia do trabalho.
O erro começa no jardim-de-infância que, sob este ponto de vista, contaminou as famílias: basta olhar nos catálogos das grandes editoras para nos convencermos: não apresentam nenhum instrumento de trabalho, mas uma infinidade de jogos.
Do mesmo modo, adotou-se nas famílias o costume de não fazer as crianças trabalharem.
Elas são uns reizinhos a quem somente se oferecem jogos.
Nos outros graus de ensino, por força das circunstâncias, a pedagogia recorre geralmente menos aos jogos, mas sem que contudo aceite o princípio do trabalho”.

Sinal verde: Você realiza uma escola pelo trabalho.
Sinal amarelo: Você opta por um misto de deveres e de trabalho.
Sinal vermelho: Você não promove uma efetiva participação no trabalho.

Sobre as Técnicas educativas o mestre Freinet defendia que:

Invariante no.11: Não são a observação, a explicação e a demonstração (processos essenciais da escola) as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experiência tateante, que é uma conduta natural e universal.
“A escola tradicional atua exclusivamente por meio de explicações. As experiências quando são feitas, intervêm apenas como complemento de demonstração”.

Sinal verde: Você defende uma educação baseada na experiência e na vida. Você favorece a experiência tateante.
Sinal amarelo: Mesmo recorrendo à explicação em alguns conteúdos, você é pela introdução cada vez mais prática da experimentação em sala de aula.
Sinal vermelho: Você ainda não modificou o método habitual de aprendizagem escolástica.

Invariante no.12: A memória, tão preconizada pela escola, não é válida, nem preciosa, a não ser quando está integrada no tateamento experimental, onde se encontra verdadeiramente a serviço da vida.
“Infelizmente, todo o ensino escolástico se baseia na memória, e os exames avaliam exclusivamente as aquisições à base da memória”.

Sinal verde: Você proporciona um ensino vivo no qual a memória desempenha apenas o papel de auxiliar técnico.
Sinal amarelo: Você opta por um ensino onde a memória tem demasiada importância, mas onde se inicia uma cultura em profundidade.
Sinal vermelho: Você ainda é por uma educação e uma motivação baseada na memória

Invariante no. 13: As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis, mas pela experiência.
“As regras e as leis são fruto da experiência, de outro modo, não passam de fórmulas sem valor”.

Sinal verde: Você desenvolve um trabalho vivamente experimental.
Sinal amarelo: Você faz uso de experiências, acompanhadas de um estudo simultâneo de certas regras, na esperança vã de que o ensino sairá beneficiado.
Sinal vermelho: Você opta por um ensino clássico à base de regras e princípios aprendidos de cor.

Invariante no.14: A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um circuito fechado, independentemente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
“[...] a inteligência não existe por si só: é como que a emanação complexa das possibilidades mais eminentes do indivíduo.
Se a inteligência não existe por si, também não existe um método especial para cultivar essa inteligência. Ela é, tal como a saúde, uma síntese de elementos intimamente ligados, sobre os quais teremos que atuar favoravelmente”.

Sinal verde: Através de processos intensivos de tateamento experimental, você desenvolve um trabalho como preconiza a Pedagogia Freinet.
Sinal amarelo: Mesmo dentro dos padrões da velha pedagogia intelectualista, você intensifica progressivamente o tateamento experimental.
Sinal vermelho: Você ainda é pela concepção clássica da inteligência que se ampara na escolástica.

Invariante no.15: A escola cultiva apenas uma forma abstrata de inteligência, que atua fora da realidade viva, fixada na memória por meio de palavras e idéias.
“Existem outras formas de inteligência, variáveis segundo as incidências do tateamento experimental que lhes serviu de base:
- a inteligência que vem das aptidões manuais, com as quais opera sobre o meio para o dominar e o transformar;
- a inteligência artística;
- a inteligência sensível, que desenvolve o bom-senso;
- a inteligência especulativa, que constitui o gênio dos investigadores científicos e dos grandes comerciantes industriais;
- a inteligência política e social, que forma os homens de ação e os condutores de massas.”

Sinal verde: Por meio de técnicas adequadas, você cultiva ao máximo todo o potencial de inteligência dos indivíduos.
Sinal amarelo: Você cultiva essas possibilidades complementares apenas acidentalmente.
Sinal vermelho: Você se contenta ainda com o cultivo da inteligência escolar.

Invariante no.16: A criança não gosta de receber lições “ex-cathedra”.
“Se você explica uma lição valendo-se de sua autoridade, ninguém o ouve. Mas organize o trabalho de tal modo que a própria criança atue, experimente, leia , selecione e classifique documentos; então ela fará perguntas a respeito de fatos que tenham mais ou menos intrigado. Responda às suas perguntas: isso é o que chamamos lição a posteriori”.

Sinal verde: você inicia todos os trabalhos pela experiência e pela informação.
Sinal amarelo: Você faz o possível para que a lição se torne interessante, embora não deixe de ser lição.
Sinal vermelho: Você não ultrapassou ainda o estágio da lição ex-cathedra.

Invariante no.17: A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende aos rumos da vida.
“O que cansa as crianças, como os adultos, é o esforço contrário à natureza, que se realiza sob o peso de uma imposição”.

Sinal verde: Com você, a criança pode trabalhar várias horas sem se cansar.
Sinal amarelo: Com você, a criança se cansa algumas vezes, o que a leva a uma necessária descontração e repouso.
Sinal vermelho: Com sua forma de trabalhar, é imperativo haver recreio.

Invariante no.18: A criança e o adulto não gostam de serem controlados e receber sanções. Isso caracteriza uma ofensa à dignidade humana, sobretudo se exercida publicamente.
“A posição de inferioridade e a sensação de se encontrar sempre em falta é fundamentalmente degradante. Constitui certamente uma das principais causas dos fracassos escolares e da aversão que a criança bem cedo nutre pelas coisas da escola”

Sinal verde: Você suprimiu as correções com tinta vermelha e adotou uma atitude de auxílio para com as crianças.
Sinal amarelo: Você está caminhando para esta conquista.
Sinal vermelho: Você permanece fiel aos velhos princípios de correções e sanções.

Invariante no.19 : As notas e classificações constituem sempre um erro.
“Professores e pais, no entanto, apóiam essa prática porque nas atuais condições da escola, com as crianças que não tem desejo de trabalhar, as notas e classificações são ainda o meio mais eficaz de sancionar e estimular. Se bem que este meio tenha uma contrapartida sumamente perigosa: como se trata de dar notas com o mínimo de erro , recorre-se , em Pedagogia, a tudo o que é mensurável. Um exercício, um cálculo, um problema, a repetição de um curso, tudo isso pode supor, efetivamente uma nota aceitável. Mas a compreensão, as funções da inteligência, a criação, a invenção, o sentido artístico, cientifico, histórico, não se podem mensurar. Ficam então reduzidos ao mínimo, na escola e são abolidos da competição.”

Sinal verde: Você aboliu as notas e classificações, implementando novas formas de trabalho.
Sinal amarelo: Você substitui prudentemente as notas e classificações por outras designações.
Sinal vermelho: Você permanece fiel à antiga tradição.

Invariante no.20: Fale o menos possível.
“Quanto menos falar, mais coisas você fará”.

Sinal verde: Você está organizado para trabalhar e abrir-se para ouvir mais os seus alunos.
Sinal amarelo: Você se esforça para falar menos, mas não realizou ainda a necessária evolução pedagógica.
Sinal vermelho: De preferência, você se contenta com as virtudes da linguagem explicativa.

Invariante no.21: A criança não gosta de sujeitar-se a um trabalho em rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe em uma comunidade cooperativa.
“É a condenação definitiva das práticas escolásticas, em que todas as crianças fazem, ao mesmo tempo, as mesmas coisas”.

Sinal verde: Você organiza a prática do trabalho individual dentro de uma equipe ou comunidade.
Sinal amarelo: Você experimenta o trabalho em equipe.
Sinal vermelho: Você persiste na organização tradicional do trabalho.

Invariante no.22: A ordem e a disciplina são necessárias em sala de aula.
“Pratique as técnicas modernas pelo trabalho vivo, que as crianças se disciplinarão por si próprias, porque querem trabalhar e progredir segundo as regras adequadas. Você terá então em suas aulas uma ordem verdadeira”

Sinal verde: Por meio de técnicas complexas de trabalho você atinge uma ordem viva.
Sinal amarelo: Na procura da ordem necessária, o seu trabalho não está ainda suficientemente organizado.
Sinal vermelho: Para você, as crianças necessitam ainda da ordem imposta do exterior.

Invariante no.23: Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de um paliativo.
“Não dizemos que seja uma coisa simples deixar de castigar. A ordem e a disciplina são o resultado final de todas as condições de trabalho na aula, e essas condições são, muitas vezes, ainda francamente degradantes”.

Sinal verde: Você suprimiu totalmente os castigos sob a sua forma de sanção automática.
Sinal amarelo: Você pretende suprimir os castigos, mas nota ainda freqüentes recaídas sintomáticas.
Sinal vermelho: Você acredita que os castigos são necessários, portanto aceitáveis.

Invariante no.24: A nova vida da escola supõe a cooperação escolar, isto é, a gestão da vida e do trabalho escolar pelos que a praticam , incluindo o educador.
“A cooperação é conseqüência da Invariantes anteriores. Se você não obteve ainda suficientes sinais verdes, hesitará em entregar-se totalmente à cooperação. Pensará que as crianças não possuem experiência suficiente, que não têm consciência de seus deveres, que não são bastante ‘homens’, sendo pois necessário que manifeste sua superioridade e autoridade”.

Sinal verde: Você pratica esta cooperação total.
Sinal amarelo: Você possui uma cooperativa agregada à sua sala, mas ainda não está investida de todas as responsabilidades.
Sinal vermelho: Você quer conservar todo seu poder.

Invariante no.25: A sobrecarga das classes constitui sempre um erro pedagógico.
“Em se tratando apenas de instruir crianças, talvez se pudesse aceitar, em certos casos, que elas fossem muitas.”

Sinal verde: Você dispõe de 20 ou 25 alunos por classe e assim tudo é possível.
Sinal amarelo: Você dispõe de 30 ou 35 alunos e assim tem muita dificuldade.
Sinal vermelho: Você tem um número superior a 35 alunos.

Invariante no.26: A concepção atual dos grandes conjuntos escolares conduz professores e alunos no anonimato, o que é sempre um erro e cria sérias barreiras.
“As escolas pequenas, com menos de cinco, seis salas, continuam a ser ainda como uma pequena aldeia simpática, onde todos se conhecem e vivem em função uns dos outros, onde os professores podem criar amizades, discutir entre si e seguir atentamente todos os alunos.”

Sinal verde: Você alcança mais facilmente o sucesso em seus trabalhos, pos atua numa comunidade de cinco, seis classes.
Sinal amarelo: Em condições especiais, você desenvolve um trabalho aceitável, mesmo atuando em um grande conjunto escolar, graças às condições locais, cursos separados ou mesmo classes de aperfeiçoamento.
Sinal vermelho: Você atua anonimamente em um grande conjunto escolar.

Invariante no.27: A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não será capaz de formar cidadãos.
“No século da democracia, quando todos os países, uns após outros alcançam a sua independência, a escola do povo não pode deixar de ser uma escola democrática”

Sinal verde: Você se esforça para organizar a democracia em sala de aula.
Sinal amarelo: Você, timidamente, tenta implantar a democracia em sua escola.
Sinal vermelho: Você se acha em plena escola autoritária.

Invariante no.28: Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade.
“O antigo provérbio recomendado aos adultos é inteiramente válido em sala de aula; Não faça aos outros o que não queres que te façam”

Sinal verde: Você fez dessa regra uma realidade em sua sala de aula.
Sinal amarelo: Você tem se esforçado para isso, mas ainda não conseguiu totalmente.
Sinal vermelho: Você ainda não humanizou seu trabalho na escola.

Invariante no.29: A reação social e política, que manifesta uma reação pedagógica, é uma oposição com a qual temos que contar, sem que possa evitar ou modificá-la.
“A natureza humana é de tal ordem que os interesses criados se instalam egoisticamente, não importa onde; e se defendem, indo à injustiça e à violência, contra qualquer um que pretenda, em nome do progresso, perturbar a tranqüilidade dos seus detentores”.

Sinal verde: Você domina esta posição.
Sinal amarelo: Você enfrenta essas oposição, sem contudo ter grandes esperanças de êxito.
Sinal vermelho: Você encontra demasiada oposição para avançar

Invariante no.30: É preciso ter esperança otimista na vida.
“É assim: quanto mais jovem e inexperiente é o individuo, mais experimente a necessidade
de avançar temerariamente. Quando a autoridade brutal crê tê-lo detido na sua arremetida, o vemos tomar clandestinamente veredas e atalhos para ultrapassar os obstáculos e rempreender imediatamente a sua marcha para frente”..

Essas Invariantes Pedagógicas nos mostram a preocupação de Freinet em entender e respeitar a natureza da criança e as relações que ela estabelece com o mundo que a rodeia. Elas ajudam os professores a romper com as práticas escolares que anulam a criança e suas idéias e a construir uma escola mais humana, que prepare realmente para a vida.